BMW fabricará modelo híbrido flex recarregável no Brasil
Montadora anuncia SUV médio grande X5 PHEV nacional para este ano, e outras montadoras seguem o mesmo caminho; BYD pode trazer nova picape híbrida
Por Henrique Koifman - fotos de divulgação
A BMW anunciou esta semana que vai produzir a versão híbrida plug-in (PHEV) do SUV de porte médio grande X5 (acima e abaixo) em sua fábrica brasileira, que fica em Araquari (SC). Além disso, a marca informou que vai expandir suas atividades de engenharia em nosso país, para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos – e, de forma mais imediata, tratar da homologação das especificações para blindagem de alguns de seus modelos para a América Latina.
O bacana é que essa versão PHEV do X5 terá motor a combustão flex, podendo receber também etanol. A BMW brasileira vai ser primeira unidade da marca bávara a fabricar um carro assim. E será, também, a primeira entre as chamadas “marcas premium” a fabricar automóveis eletrificados no Brasil – até aqui, somente a Toyota produz modelos desse tipo, especificamente versões do sedã Corolla e do SUV Corolla Cross. A tendência, porém, é de que a maioria das montadoras – se não todas – disponibilizem essa tecnologia para suas linhas de produtos, daqui para frente.
Afinal, é justamente o desenvolvimento e produção de carros eletrificados – e, em especial, híbridos, e não elétricos puros (EVs) – o principal foco dos mais de 100 bilhões de reais em investimentos anunciados pelas empresas do setor para os próximos anos em nosso país. Já tratei sobre isso, com maior profundidade, aqui na Rebimboca (leia em https://www.rebimboca.com.br/single-post/afinal-carros-h%C3%ADbridos-e-el%C3%A9tricos-v%C3%A3o-dar-certo). Cá entre nós, as montadoras não farão isso porque são “boazinhas”, mas sim porque desejam se manter vivas em nosso hoje concorrido mercado.
BYD Picape, também PHEV, vem por aí
Uma das responsáveis pelo aumento dessa concorrência, aliás, a BYD, acaba de apresentar na China uma picape – tipo de veículo que, até aqui, não estava incluído em seu cardápio – com propulsão híbrida com recarregamento plug-in (PHEV). O novo modelo deve entrar em produção em breve, utilizando sua plataforma DMO, criada especificamente para modelos híbridos off-road. O foco, além do mercado chinês, são outras praças em que atua e onde esse segmento de utilitários têm grande procura – procura essa que, segundo a empresa, está em franco crescimento, como EUA, México e outros. Alguém se lembrou do Brasil? Pois é. Não seria nada surpreendente se, em mais alguns anos, essa cabine dupla quadradona passasse a sair da linha de montagem da marca chinesa na Bahia.
Picape com propulsão híbrida: tudo a ver
Colocar um segundo motor (e até um terceiro) elétrico em uma picape de porte médio ou grande é uma ótima ideia. Pois é justamente a eficiência limitada do motor a combustão, a gasolina (e flex) ou a diesel um dos, digamos, pontos fracos desses modelos, grandes e pesados. Seu consumo costuma ser comparativamente alto, assim como suas emissões. Por outro lado, pelo menos por enquanto, um utilitário desse tipo, ótimo para se fazer longas viagens, incluindo trechos de estradas ruins ou ausentes, movido apenas por baterias teria problemas de autonomia, especialmente em países enormes e com infraestrutura insuficiente, como o nosso.
Ou seja, um pacote híbrido como esse combina o melhor dos dois mundos e, se for oferecida em um patamar de preços viável, tem tudo para ganhar muito espaço no mercado, e num prazo menor do que se possa imaginar. Eis abaixo alguns dados técnicos da BYD Picape (nome provisório do modelo):
BYD Picape | |
Comprimento X Largura (mm) | 5.457 X 1.971 |
Entre-eixos (mm) | 3.260 |
Suspensão (Dianteira e Traseira) | Suspensão independente com braços duplos |
Sistema de direção | Sistema inteligente de tração elétrica nas quatro rodas |
Motorização | Híbrido Plug-in |
Bateria | Bateria Blade |
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