E que tal a Fiat Titano Ranch?
Por Henrique Koifman
No mês passado, fiz um test-drive de uma semana com a picape média Fiat Titano em sua versão Ranch, a mais equipada, que custa R$ 260 mil. O modelo é derivado da Landtrek, picape média da Peugeot vendida em outros mercados (e que, por sua vez, descende de um utilitário chinês), mas aqui no Brasil recebeu um, hum, banho de loja no estilo da Fiat – além do emblema da companhia sobre sua grade dianteira.
O motor da Titano é 2.2 turbo diesel de quatro cilindros, que gera bons 180 cv de potência 40,8 kgfm de torque. Ele funciona em conjunto com um câmbio automático de seis marchas e, no geral, essa picape anda bem e é gostosa de se guiar.
Ela conta com um seletor para tração em duas ou quatro rodas (4x4), tração reduzida, bloqueio de diferencial e controle de descida, um pacote bem completo – e muito fácil de seu usar – para se rodar fora de estrada. Na caçamba, cabe um volume equivalente a pouco mais de 1.300 litros e/ou 1.020 kg de carga total.
Viajei com essa Titano, andei com ela na terra para experimentar seus dotes off-road e percebi que ela tem um jeitão de picape raiz – talvez um eufemismo para um projeto mais simples e um pouco mais antiquado. É durona e, em caminhos de pavimentação ruim ou ausente, oscila como um bom caminhãozinho.
Por dentro da Fiat Titano
Seu acabamento interno tem contrastes fortes, entre a simplicidade quase espartana dos plásticos duros e sem maiores tratamentos visuais e bons bancos com regulagem elétrica e forração em couro, direção sem regulagem de profundidade (tive certa dificuldade para me encontrar confortável ao volante, mas consegui) e painel digital bem interessante, com tela de multimídia intuitiva no formato widescreen, como costuma ser nos atuais Peugeot e Citroën, contando até com boa câmera com visão de 360º, algo bem útil para um carrão desse tamanho, ar condicionado digital automático e bem forte e bom sistema de som – que, a depender dos giros do motor você vai precisar colocar em volume bem alto para poder escutar, pois o isolamento acústico da cabine não é assim um primor.
Apesar de ser bem bonita – especialmente nesse vermelho “matador” com cromados que você vê aí nas fotos, e que foi muito competente no quesito “virar pescoços alheios pelo caminho” – ela peca em coisas simples, como poucos ganchos na caçamba e uma tampa traseira pesada e sem nenhum tipo de amortecimento em sua abertura.
Tudo isso faz sentido se entendermos que o foco principal dessa picape é o uso profissional, o trabalho. E daí que, na prática, seu maior atrativo da Titano é o preço, bem competitivo. No site da Fiat, a versão mais barata, Endurance, tá em promoção por R$ 185 mil. Deve ser a mais barata, a diesel, do segmento.
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