top of page

Novo Volvo ES90 tem 700 km de autonomia e recarga ultrarrápida

Por Henrique Koifman - fotos de divulgação



A sino-sueca Volvo apresentou esta semana, em Estocolmo, o ES90, um modelo de luxo capaz de rodar até 700 km com uma carga na bateria (no ciclo WLTP, europeu) e consegue recarregar o suficiente para andar até 300 km em apenas 10 minutos. E, como você pode ver nas fotos deste post, ele é um sedã grande – e não mais um SUV, quem diria. Na Europa, o carro deve chegar às lojas até o final deste ano e, no Brasil, em princípio, até meados de 2026.



A segurança é uma das marcas registradas da Volvo mais investe – e se destaca por isso. Daí, como seria previsível, o carro vem com um show de tecnologia nesse campo, baseado entre outras coisas em um verdadeiro exército de câmeras (7) e sensores (12), que alimentam um sistema de apoio ao motorista recheado de funções.



Segundo o release, o ES90 é capaz de identificar perigos pelo caminho com uma precisão bem maior que a dos nossos olhos humanos, agindo automaticamente no caso de um risco iminente – com frenagem autônoma, desvio de direção etc. E tem um “fiscal” de comportamento do motorista, que não só avisa com luzes e sons se identifica sinais de distração ou cansaço, como pode assumir a a direção e até parar o carro em casos extremos.



A alta tecnologia também subiu no telhado, quer dizer, no teto do sedã, que é de cristal e tem um sistema de controle de transparência, capaz de filtrar os raios solares de acordo com sua intensidade e o desejo dos ocupantes.


Três opções de motorização


Na Europa, o Volvo ES90 estará disponível com três opções de motorização. A mais fraca é a Single Motor Extended Range, que como o nome diz conta com apenas um propulsor. Ele fica na traseira, é alimentado por uma bateria de 92 kWh e gera 333 cv. Sua autonomia é de até 650 km e ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.



Acima, há a versão Twin Motor, que é capaz de rodar mais de 700 km com sua bateria de 106kWh e dois motores que somam 449 cv. E no topo da gama fica a opção Performance, que tem a mesma configuração de motores e bateria, mas chega aos parrudos 680 cv de potência, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos (presumo aqui que com um tanto menos de autonomia).


Além da grande autonomia – tão grande ou até maior que a dos similares a combustão –, o novo sedã da Volvo também avança para resolver em outro dos pontos críticos dos carros elétricos hoje, o tempo de recarga. Segundo a marca, em uma estação de carregamento rápido, ele é capaz de receber energia suficiente para rodar por 300 km em apenas 10 minutos. Isso é possível graças à tecnologia de 800 volts que ele utiliza e que, dizem os engenheiros suecos, também confere ao carro maior eficiência em relação aos atuais modelos de sua linha elétrica, que usam um sistema de 400 volts.



Quem diria, o Volvo ES90 não é um SUV


Bom, é verdade que, para um sedã, ele é até altinho, com 18 cm de altura para o solo, mas com 1,55m de altura, mantém uma boa aerodinâmica e, claro, um desenho mais classudo, no estilo “dois volumes e meio”, praticamente um fastback. Seguindo nas medidas, o Volvo ES90 tem 5 m de comprimento, com generosos 3,1m de entre-eixos – mas comparativamente acanhados apenas 424 litros de capacidade no porta-malas traseiro. Digo traseiro pois, na dianteira, sob o capô, há outro. Se bem que, com 22 litros de capacidade, é mais um porta-luvas, luvas de box, mas porta-luvas.



A configuração, recursos e porte colocam o novo Volvo ES90 para concorrer, especialmente no Velho Continente, com modelos como Mercedes-Benz EQE, Audi A6 e-tron, BMW i5 e o Tesla Model S, que estão aumentando significativamente sua participação no exclusivíssimo segmento de sedãs de luxo por lá. A continuar assim, em mais algum tempo, quem quiser ter – e usar – um tradicional sedanzão de luxo movido à combustão vai ter de ir aos EUA.





コメント


コメント機能がオフになっています。
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page