Para decifrar o pneu do seu carro
Por Henrique Koifman
Independentemente da marca ou do tipo, todo pneu fabricado para veículos vem obrigatoriamente com uma série de informações impressas em sua lateral. Coisas como tamanho, indicação de uso, velocidade e carga máximas e outros tantos importantes detalhes, para ajudar o consumidor a comprar e usar o mais indicado para o seu carro. O problema é que, como o espaço ali não é dos maiores, quase todas essas informações são grafadas em código. Para decifrá-lo, os fabricantes costumam elaborar gráficos que funcionam como tradutores – como este que você encontra neste post e que foi elaborado pela Bridgeston.
Tem gente que compara os pneus do carro aos nossos sapatos, afinal, em ambos os casos, esses são os componentes que funcionam como intermediários entre nós – a pé ou motorizados – e os caminhos que percorremos. E, a depender do calçado e da calçada, solas gastas – tal qual as bandas de rodagem carecas – podem nos levar a acidentes catastróficos. Mas acho que as semelhanças param por aí. Afinal de contas, um sapato se um sapato rasgar, furar ou algo assim, ainda que com certo desconforto, podemos perfeitamente retirá-lo e seguir a pé. No caso dos pneus…
Além disso, se para saber se um par de sapatos, tênis, chinelos ou sandálias calça bem em seus pés, geralmente basta verificar sua numeração – e, quando possível, dar uma experimentadinha. E se ainda assim você comprar errado, na pior das hipóteses, vai sentir algum desconforto. No caso dos pneus, essas variáveis são mais numerosas e um erro pode, novamente, ter consequências bem mais complexas – e perigosas.
Mas vamos logo ao que interessa. Por padrão, as informações impressas nos pneus se dividem em blocos de letras e números, contemplando a marca do fabricante, o modelo, sentido de rotação (para que seja montado da forma correta), data de fabricação (DOT*), indicação de posição (o lado que deve ficar para fora), medida (altura, largura, tamanho do aro da roda), índice de carga suportada e velocidade.
(*) O DOT é formado por um conjunto de 11 dígitos: os quatro últimos algarismos indicam a semana e o ano em que o pneu foi produzido. Um pneu com a sequência 1223, por exemplo, foi fabricado na 12ª semana do ano de 2023.
Além desses, que você encontra na lateral dos pneus, há ainda o indicador de desgaste (TWI), que fica nos sulcos da banda de rodagem e que mostra quando é preciso fazer a troca. Veja na ilustração como localizar tudo isso no pneu do seu carro:
Fonte: Bridgestone pneus
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