Test-drive: S-Design, o Fiat Pulse de entrada com banho de loja
Por Henrique Koifman
Um dos meus test-drives de outubro último foi com o Fiat Pulse Design. Ele é uma nova opção, mais equipada da versão mais simples desse SUV compacto. Para quem não lembra, na linha Fiat, a denominação S-Design nasceu como série especial e, depois, como pacote de acessórios para a versão “intermediária de baixo” do Argo, a Drive. Foi somente a partir de 2021* (como modelo 2022) que ela ganhou, digamos, vida própria no menu da marca. No caso do Pulse, essa versão foi lançada agora no segundo semestre de 2024, e custa (como nas fotos, em branco Banchisa com teto preto volcano) pouco menos de R$ 122 mil.
Sob o capô, esse Pulse traz um motor um 1.3 flex de quatro cilindros e oito válvulas, aspirado – sem turbo e com o sobrenome Firefly, e também usado em versões da picape Strada e do compacto Argo. Esse motor produz até 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque e, aqui, funciona acoplado a um câmbio automático do tipo CVT, com simulação de sete marchas.
Que tal o Fiat Pulse S-Design?
Numa análise bem resumida: o Pulse S-Design não tem um desempenho esportivo, mas anda direitinho, é econômico, gostoso de guiar e – sobretudo – bem prático e confortável.
Como é de se esperar, o ponto alto dessa nova versão é o pacote de equipamentos, que inclui chave presencial e partida por botão, multimídia de dez polegadas de uso bem intuitivo e com bons recursos, além de conexão sem fio para o celular, ar condicionado digital automático, carregador sem fio para celular, faróis e lanternas de LED, rodas de liga leve e vários detalhes bacanas (e meramente estéticos) de acabamento.
O ponto baixo é o preço alto. Na página da Fiat, como mencionei, com esse visual (a cor é especial e sai por R$ 900) custa hoje R$ 121.980. Para ficar na mesma Fiat, em comparação, o irmão menor Argo Trekking – que tem visual parecido e a mesmíssima mecânica – sai por uns R$ 90 mil. É, o Argo é bem mais simples, claro, mas são 30 mil a menos. E a versão mais cara do “primo” recém-nascido dele, o Citroën Basalt, que testamos aqui recentemente, que tem um motor turbo mais forte e mais espaço interno, sai por R$ 107 mil, 14 mil a menos.
Vá lá que o parente Citroën tem menos recursos, não entrou na era dos faróis de LED e ainda mais simples no acabamento, mas ainda assim acho que vai ter briga de SUV compacto na família Stellantis.
Para mais detalhes sobre o Fiat Pulse e algumas de suas versões, assim como dos mencionados Argo Trekking e S-Design, sugiro navegar pelos links abaixo, com alguns posts anteriores:
Aqui, o post sobre a versão mais “braba” do Pulse, a Abarth com motor 1.3 turbo de até 185 cv: https://www.rebimboca.com.br/single-post/pulse-abarth-um-carro-esporte-vestido-de-suv
Aqui, o test-drive da versão Impetus, a mais sofisticada com motor 1.0 turbo: https://www.rebimboca.com.br/single-post/o-fiat-pulse-impetus-vale-%C3%A0-pena
Aqui, o test-drive do Fiat Argo Trekking, com a mesma mecânica do Pulse S-Design deste post: https://www.rebimboca.com.br/single-post/fiat-argo-trekking-cvt-2023-menos-pode-ser-mais
(*) Aqui, um test-dive com o primeiro Argo S-Design, no já longínquo 2021: https://blogs.oglobo.globo.com/rebimboca/post/test-drive-com-o-argo-drive-13-s-design-intermediario-no-capricho.html